03 fevereiro, 2008

Crescentia cujete: Coité *



Crescentia cujete L. árvore-de-cuia, cabaceira, coitê, cueira , Bignoniaceae

Imaginar como as sociedades tradicionais viviam sem latas, embalagens de vidro, plástico, isopor e papel, só é possível sabendo que tinham um modo de vida não acumulativo, ou seja, coletavam e colhiam o que consumiam em um breve período de tempo. É um exercício que possibilita entender o grau de utilidade de certas plantas e porque é difícil identificar a origem de algumas espécies, devido a sua dispersão. É o caso desta árvore dos coitês, cujo fruto partido ao meio, como ilustra o desenho da viagem do naturalista A. R. Ferreira, depois de esvaziado fornece uma cuia, um coité ou um bowl natural.
* Na postagem inicial constava o nome Coitê, um dos nomes populares citados na Flora Brasiliensis revistada. Antonio Sergio F. Castro, do site Flora do Ceará me alerta para o nome Coité e diz não conhecer a palavra com acento circunflexo. De fato aqui no Centro Oeste e no Sul se pronuncia Coité... e se no nordeste tambem, daí a troca. Se algum leitor de outras regiões conhece a pronuncia Coitê, se pronuncie, agradecemos a informação!

40 comentários:

  1. Tbém conheço como coité!
    Tenho tbém algumas fotos.
    Um abraço,
    Carlinhos
    Indaiatuba - SP

    ResponderExcluir
  2. Olá Lúcia,
    também sou de Brasília e possuo a planta no quintal. Faço algumas peças de artesanato com ela.
    Temos também aqui a merrenia tuberosa ou rosa-de-pau. Esta está começando a florir. Depois se quiser mando uma foto.
    Um abraço,
    Deise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jair Luis Schuvaab
      gostaria de comprar sementes de coité, vc venteria para mim?
      schuvaab@hotmail.com
      cep: 85988000
      entre rios do oeste - paraná
      rua tiradentes - 817

      Excluir
  3. Deise, ola

    Sera um prazer conhecer suas plantas e publicar as fotos se vce. autorizar. abs.

    ResponderExcluir
  4. Darci
    Olá Sra. Lúcia gostaria de saber com fazer para plantar um pé de coité, conheco a árvore do nordeste no Piauí, tenho uma foto do pé com várias caídas embaixo da árvore. será que poderia me mandar fotos do que se pode fazer com uma coité no artesanato?
    meu email é :dacisinha@yahoo.com.br
    um abraço.


    Darci

    ResponderExcluir
  5. Marina Boa Sorte07/12/08 17:47

    Lúcia, gostaria de adquirir uma semente da Rosa de Pau-merrênia tuberosa, flor que marcou minha infância e se extinguiu. Venho procurando esta há tempos e ninguém a conhece.Poderia me informar como comprá-la, ou se puder vender-me ou doar-me uma ficarei feliz!grata,Marina.

    ResponderExcluir
  6. ola Marina
    Nao tenho a semente mas veja aqui o comentario da Deise, ela parece ter esta planta. Porque nao envia um email, quem sabe ela tem sementes ou mudas. boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Dalva de Piracicaba13/03/09 19:34

    Tenho um pé de coité, já deu flores, gostaria de saber qdo saem as cuieiras, como e qdo secá-las. A planta é maravilhooooosa

    ResponderExcluir
  8. Como faço para secar o coité

    ResponderExcluir
  9. Marina,
    não esqueci do seu pedido não. Escreva para o meu e-mail - quinta79@gmail.com
    As chuvas do ano passado prejudicaram a planta que neste mês voltou a florir. Como agora também tem sido uma época de muitas chuvas, só posso aguardar para ver se a planta irá reproduzir corretamente.
    Aguardo contato, ok?
    Um abraço,
    Deise Lemos

    ResponderExcluir
  10. tenho uma mudinha de cuite que eu mesma, entrei no lote do vizinho, roubi o cuite, cerrei, sequei a semente e plantei uma, o viveiro com mais de 30 mudas, teve um acidente com uma pessoa e perdi mais de 30 mudinhas, mas felismente havia plantado uma que esta com uns 15 cm estou tratando ela como um filho. rsrs. Essa planta marcou minha infancia na fazenda do meu avo, tenho como recolher mais cuites no vizinho onde " roubei" a primeira. Mas gostaria de saber mais de como fazer com as sementes, como plantar, regar, replantar, quantos anos demora pra dar fruto, é comestivel? como limpar? muitas duvidas. tomara Deus que essa minha munca vingue.
    andreacarlap@hotmail.com

    Andrea

    ResponderExcluir
  11. Colhi dois frutos maduros de crescentia cujete. Deixei-os repousar por uns trinta dias e os abri. Tirei as sementes, as lavei com água e imediatamente plantei, no início de novembro em uma bacia com 5 cm de espessura de composto orgânico. Nasceram milhares. Já estão com 4 centimetros.Germinam com a maior facilidade.Seu crescimento até a frutificação é demorado. Leva muitos anos.

    ResponderExcluir
  12. Experiencia com crescentia cujete. Fiz quase a mesma rotina que a andrea fez. Porém, depois de lavadas as sementes, botei pra secar em jornais e logo em seguida semeei. Em poucos dias nasceram.Fui desbastando e plantando em saquinhos. Fiz + de 150 mudas. Isso é que abandonei muitas. Das que distribui, as que ficaram comigo posso dizer que levam 13 a 15 anos para dar frutos. Plantada em pleno sol, provavelmente dao frutos + cedo. Ha uma formiguinha preta que é hospedeira dela e muitas vezes prejudica a coloraçao dos frutos quando pequenos. É uma planta polivante e facil de reproduçao. Quem dispor de experiencia com esta planta por favor me escreva.

    ResponderExcluir
  13. Andrea,
    no inicio deste ano ganhei 2 mudas de coité (galho) não sei se assim pega.Mas fiquei apaixonada com esta arvore, meu filho de 7 anos todos os dias pergunta se a planta pegou.
    se vc puder me envie ums mudas, por favor.....
    preciso ter umas mudas desta planta.
    Nil

    ResponderExcluir
  14. Oi, estou querendo uma Muda dessa Planta.
    Quero plantar ela na minha residÊncia na calçada, acho ela muito bonita, mais aqui onde moro ta difícil de encontrar.

    ResponderExcluir
  15. OI, estou querendo uma muda dessa planta Coité, mais aqui onde moro ta difícil de encontar !

    ResponderExcluir
  16. Prezad@s leitores,
    Darci, Clovis, Anônimo, Andrea, Dalva, Nil,

    As informações que tenho sobre a planta são as que postei. Geralmente faço minhas experiências coletando sementes e plantando, quase sempre com sucesso, mas não tenho mudas, nem sementes desta planta no momento.

    Ao Clovis a minha sugestão é que procure em viveiros da região onde mora, ou entre em contato com as pessoas que deixaram comentários aqui para ver se alguém tem muda de coité.
    Realmente a planta é linda e as frutas e o artesanato também.

    boa sorte, um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  17. Disponho de mudas de coité. As sementes são de alto poder germinativo e de fácil reprodução.Por ocasião do desmonte das frutas posso enviar sementes pelo correio gratuitamente. Basta que me mandem o enderêço e um selo para a despesa do correio.

    ResponderExcluir
  18. kkkkkkkkkk
    Onde moro essa planta é quase uma praga...
    As pequenas mudas jah dão fruto...
    Usamos as frutas para fazer berimbau, porém não são ideais, são inferiores...
    Para Plantar a árvore é só colocar um pequeno galho na terra e molhar muito...
    Ela gosta de muita água e sol
    e em pouco tempo fica muita grande...
    Eu mesmo tenho 5 plantadas no meu terreno...
    Caso aguém queira eu posso conseguir mudas...
    Me peça por e-mail

    Abração

    Marcolla Shekinah Capoeira
    marcolla@shekinahcapoeira.com
    www.shekinahcapoeira.com

    ResponderExcluir
  19. MORO J.PESSOA E JÁ VI UM PÉ DE CUITÉ EM UMA RESIDENCIA E FIQUEI LOUCA PRA PEGAR AS FOLHAS,POIS OUVI DIZER QUE O CHÁ DA FOLHA É BOM PRA ERNIA DE DISCO. ISTO PROCEDE OU É MITO?

    ResponderExcluir
  20. Olá pessoal

    Gostaria de saber se o cuité pega quando plantado com galho. É que meu pé dessa planta caiu com as chuvas, estava muito velho, mas quero plantar outra. Peguei as cabaças, só que ainda pequenas (uma mais ou menos) e talvez as sementes delas ainda estejam imaturas. Se alguém souber sobre o galho, por favor me diga.

    ResponderExcluir
  21. Érica Falconi23/01/11 07:26

    Olá...
    Sou paulista e vim conhecer o coité esse ano numa viagem a Maceió.Fiquei encantada com os frutos da arvore. Gostaria de solicitar a quem puder que me enviassem sementes da árvore.Aguardo contato.
    Érica Falconi
    ericafalconi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  22. QUE LEGAL ESTA AÍ QUE ROUBOU UMA COITÉ NO TERRRENO DO VIZINHO. SE ENTRAR QUI NO MEU TERRENO PRA ROUBAL QUALQUER COISINHA LEVA CHUMBO NA CARA.

    ResponderExcluir
  23. Conheço a planta COITÉ desde minha infância, no Rio G. Norte, onde as cuias, bandas da fruta eram muito usadas no trabalhos de moagens, no engenhos.
    Depois, na década de 80,quando sofria de forte crises RENAIS, usei o chá da folha da COITé ( 5 LITROS DÁGUA C/ 25 FOLHAS, COZINHAR BEM, COAR E TOMAR, COLOCAR NA GELADEIRA E TOMAR, para os Rins, foi a última vez que tive dores. pARA MIM FOI O REMÉDIO!!!!
    DAS SEMENTES E MUDAS;
    Passei anos procurando mudas de coité, desde que me tratei dos rins, nunca encontrei, reescentemente, ganhei uma cabaça de coite, plantei algumas sementes e agora tenho diversas mudas. Se puder ser útil, estou aqui.
    Vou plantar um pé em cada propriedade. A planta é decorativa, é bonita e considero muito medicinal.
    O

    ResponderExcluir
  24. moro em Betim-MG, tenho um pé de coité há anos, mas ele nao produz frutos, já floresceu algumas vezes mas secaram e cairam. Gostaria de ter mais informações sobre essa planta que é parte da minha história.

    ResponderExcluir
  25. no mercado livre encontramos mudas de coite por apenas 15,00. achei otimo o preco.nao precisamos mais incomodar

    ResponderExcluir
  26. Olá ! Estive na Bahia e conheci o Coité. Achei lindo, trouxe uma semente, plantei, mas até agora não vingou. Faz três meses. Se alguém tiver alguma dica de como conseguir sementes, mudas ou mesmo cultivar, eu aceito. Vi aqui no fórum que algumas pessoas tem mudas para doar. Caso possam, deixo meu e-mail jessicabalbino.jornalista@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Outra vasilha muito usada pelos viajantes e nas residências, confeccionada do "coco-da-bahia" cortado ao meio através de uma serra fina. Pela forma côncava e semelhança ao fruto do coité, recebeu o mesmo nome. A preferência por este artefado se justificava pela sua alta resistência a choques e deterioração. Outros vasilhames surgiram, mas este tipo de vasilhame continiou sendo usado nas residências nos moinhos de café. Com o surgimento do café embalado desapareceu completamente.

    ResponderExcluir
  28. Olá a todos, tenho enorme plantação de coité e cabaças. Vendo mudas, sementes e ramas (estacas) para plantio. Interessados podem entrar em contato através do e-mail marcolla@shekinahcapoeira.com Abraço a todos

    ResponderExcluir
  29. Quando criança acompanhava o crescimento dos frutos do coité na fazenda dos meus avós,depois de uns trinta anos é que fui ver novamente um coitezeiro em Inhotim Mg .Fiquei com muita vontade de ter um no meio quintal.Como conseguir umas sementes?

    ResponderExcluir
  30. Tenho um pé de coité em meu quntal, a arvore realmente é linda. Mas os frutos estão caindo, não sei se está faltando alguma coisa na terra ou se tem a ver com aquelas formiguinhas que fiam passeando pelos frutos. Algúem sabe me respnder essa questão?
    Marisa

    ResponderExcluir
  31. Esta árvore é dificil de fazer mudas? é por galho ou semente?
    muito interessante seu blog.

    ResponderExcluir
  32. André alencar14/04/12 15:24

    Tenho um pé em casa e gostaria de saber como plantar. Coloco a fruta enteira no chão?

    ResponderExcluir
  33. olá ,morro em santa catarina e queria comprar ums frutos destes,quero ver se consigo fazer algum artesanatos.alguem quer me vender,ou me doar,pago o frte.obrigado.meu email para contato é katialmene@hotmail.acho que aqui não vem a arvore, né.aqui é ouco o calor e diz que ela gosta de lugares quentes.

    ResponderExcluir
  34. Boa Tarde. eu gostaria de conseguir algumas sementes de coité, como conseguir alguem pode me enviar.

    Sds



    Zenildo

    ResponderExcluir
  35. Para se ter uma arvore de coité é só uma parte do galho e plantar tipo estaca, e deixar uma mangueira pingando aguá que daí alguns dias começa a brotar novas folhas. Em breve começa a produzir frutos.

    ResponderExcluir
  36. Gostaria de saber se em um ano esta arvore dá frutos, platada desde a semente.

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde...
    Tenho uma planta no jardim,mas os frutos do coite qndo começam a crescer já caem. Tem algo q poço fazer pra fazer com que eles segurem?

    ResponderExcluir
  38. Quero comprar semente de coité, quem tem para vender?
    Jair Luis Schuvaab
    Rua Tiradentes - 817
    Entre Rios do Oeste - Paraná
    CEP: 85988000
    schuvaab@hotmail.com
    04588070340

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A que tenho aqui no quintal , em Atibaia - SP, já tem mais de 20 anos e demorou uns cinco para gerar as primeiras cabaças. Agora mesmo fui conferir e vi que ainda tem algumas já maduras, sêcas no pé. Preciso ver como está por dentro; é provável que seja necessário secar as sementes para poder enviar por carta ou pac. O clima da sua região não parece ser o mais adequado mas, como a que tenho produz mesmo sofrendo com algumas geadas, pode ser que consiga êxito. Conversaremos depois.

      Excluir

Comentários:

Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget

PEC - CERRADO

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC 115/1995) que transformou em Patrimônio Nacional o Cerrado e a Caatinga, a exemplo da Amazônia, da Mata Atlântica e do Pantanal foi aprovada em julho de 2010.